Hidrômetro / Caça-Vazamento

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    Segue abaixo histórico referente ao problema de consumo d'água em nosso condomínio.

 

    Data Relato:  12/06/2012

    Responsável: Sr. Marcelo Fonseca

    Documentos:

                        12/06/2012    Apresentacao_Caca_Vazamento_ACS.pdf (28,6 kB)
                                                Proposta_Caca_Vazamento_Fase_1_ACS.pdf (116,4 kB)
                                                Proposta_Caca_Vazamento_Fase_2_ACS.pdf (116 kB)
 

                        12/06/2012    Laudo_RP_058_12_ACS.pdf (50,7 kB)

                        12/06/2012    Recibo_ACS.pdf (108,6 kB)

 

    Cometários:

 

    Bom Dia a todos,
    ontem (Segunda-feira 11/06/2012) no periodo da manhã, o prestador de serviço de caça-vazamento esteve

    em nosso condomínio para realizar atividade referente a 1º fase. Foi constatado um vazamento e estamos

    procurando (orçando) um profissional para executar a correção.

    Segue abaixo os comentarios do sr. Adilson Corrêa dos Santos da empresa ACS:

    "O vazamento detectado em rede / derivação ramal (ferrule) é de baixa frequência, indicando um vazamento de grande porte.
     Os sons emitidos pelo vazamento e captados pelo geofone (baixa frequência) indicam um volume de grande porte que pode

     atingir de 03 a 07 lit./min., que podem gerar alterações de variam conforme a pressão da linha (de 120 a 200 m3/mês). 
     Informamos que os equipamentos utilizados na geofonia não indicam vazão e sim frequência de som captado. Alta

     frequência = vazamento de pequeno porte; baixa frequência = vazamento de médio a grande porte."

 

    Baseado no relato do prestador de serviço, estaremos corrigindo o vazamento e efetuando medições diárias para

    acompanhamento. O prestador tambem comentou que seria interessante a instalação de um hidrometro para nossa Sede Social,

    assim saberemos quanto estamos gastando por mês.

 

    Histórico
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    Desde o meio do ano passado estamos com consumo de 06 a 07 m3/mês em nossa Área Comum, em Ago/2011 foi

    executado um trabalho parecido com o que realizamos ontem, mas não foi relatado nenhum vazamento pela empresa

    contratada (sr. Edvaldo Luis Bernardi, empresa ELB Vazamentos). Essa média de consumo (06 a 07 m3/mês) vem mantendo

    desde o ano passado ate hoje, sendo assim, esse vazamento não é novo (senão teria aumentado o consumo).

 

    Qualquer duvida estou a disposição para esclarecimentos.

 

    Att.,

            Marcelo M. P. Fonseca
            Síndico Gestão 2012

 

 

    Data Relato:  07/02/2012

    Responsável: Sr. Luiz Scarpitta

    Documentos:

                        25/08/2011    Laudo_Caca_Vazamento.pdf (73 kB)

                        25/11/2011    Solicitacao_Condominio_SANASA.pdf (83,6 kB)

                        29/11/2011    Termo_SANASA.pdf (408,1 kB)

 

    Comentários:

    "Senhores

    Na assembléia de 17 novembro de 2011, foi relatado tudo o que foi feito a respeito do alto

    consumo de água na área comum.

    Em Outubro de 2011 entrei com uma solicitação na Sanasa para troca do Hidrometro principal e

    anexei o Laudo, visto que realizamos teste de vazamento na rede interna do condomínio e nada

    foi constatado. Pagamos R$ 1.200,00 por esse serviço.

    Assinei um documento que a Sanasa trocaria o medidor central, realizaria os testes de aferição e

    se não fosse encontrado nenhum problema pagaríamos o novo hidrometro no valor de R$ 1.600,00.

    O hidrometro foi trocado e acompanhado pelo Sr. Dirceu no final de novembro, já na nova gestão.

    O Dirceu que comunicou da troca e disse que estaria acompanhando a medição diária por solicitação do

    Marcelo. Até onde sei, a Sanasa não deu nenhum retorno a respeito dos testes de aferição.

    Como o problema continua mesmo com o novo hidrometro, nossa reclamação com a Sanasa deve ser outra.

    Antes de fazer a reclamação com a Sanasa, o Dirceu efetuou medições diárias durante 05 dias em todas

    as residências e no medidor central e constatamos que a soma do consumo das residências era menor que

    o consumo total do medidor central. Fizemos outro teste: fechamos o registro de todas as residencias por

    algumas horas e verificamos que houve consumo no medidor central.

    Baseado nisto, imaginamos que havia vazamento na rede interna, por isso a contratação do caça vazamento.

    Como não constatamos vazamento, efetuamos a solicitação da troca do medidor central.

    Penso que devemos repetir esses testes e voltar a falar com a Sanasa. Uma reunião interna nossa seria

    interessante.

    Todo esse assunto foi tratado na última assembléia.

    Scarpitta"